Ainda com o cenário de pandemia, Recife segue como um destino turístico muito procurado para as férias, segundo o Guia Travel Hacker 2020/2021 do buscador Kayak.
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, promove ações com frequência para incentivar a visitação e, ainda com as problemas da COVID-19 o serviço de divulgação teve sequência, ressaltando a cultura e as atrações turísticas.
Recife em destaque em guia turístico
Na lista do Kayak, Recife se destaca entre cidades turísticas como Rio de Janeiro, Salvador e Maceió. “Somos reconhecidos por nossa criatividade, não à toa somos a única cidade brasileira integrando a Rede Internacional de Turismo Criativo. O cenário atual nos impôs novos desafios e por isso nós inovamos de forma virtual, mantendo vivo o interesse das pessoas na nossa cidade e riqueza cultural”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.
A gestora ainda pontuou o relevante papel do Recife enquanto cidade sustentável. “Recentemente, nossos esforços foram reconhecidos quando Recife passou a integrar a conceituada Lista A do Carbon Carbon Disclosure Program (CDP)”, pontuou.
O projeto sem fins lucrativos possui iniciativas para diminuir as emissões e as alterações climáticas. Por isso, Recife está em uma lista com outros 88 municípios espalhados pelo planeta. O reconhecimento veio com o crescimento dos quilômetros de ciclovia, favorecendo a mobilidade sustentável, o urbanismo tático e a queda de gases poluentes.
Conforme dados oficiais, Recife alcançou 140 km de ciclofaixas, o que equivale um aumento acima de 480% em relação a 2013. Nos domingos e feriados, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer faz parte desse trajeto diferenciado aumentando para 160 km de um trecho para bikes passando em vários bairros da cidade.
Turismo Seguro
Vale salientar que as autoridades também desenvolveram o selo Turismo Seguro, repassado a profissionais e companhias que estão de acordo com os protocolos de segurança no combate a COVID-19. Essa premiação é concede a aqueles que respeitam todos os quesitos, além de uma inscrição obrigatória no Cadastur.
O intuito desse selo foi consolidar a confiança dos turismo com a cidade. Já que o selo é uma criação do Governo de Pernambuco, por meio da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária.
Sendo assim, Pernambuco ainda foi considerado um destino seguro pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). A organização internacional chancelou o Estado com o selo Safe Travels, que aponta os destinos e empreendimentos em todo o planeta que abraçaram os métodos de higiene e saúde.
Esse selo conta com o suporte da Organização Mundial do Turismo (OMT) e mais de 200 grandes empresas do turismo em todo o mundo. O selo acompanha as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).