Realizar o trabalho profissional tão pertinho da cama tem sido algo cada vez mais habitual para milhares de pessoas que estão lidando com a adaptação para o sistema de home office. Mas, será que cochilar por breves minutos, no decorrer do seu expediente, precisa mesmo ser visto como uma falta de responsabilidade ou procrastinação por parte do profissional?
De acordo com uma pesquisa chinesa, publicada pela General Psychiatry e divulgado pela Inc., a resposta é negativa. Focada muito mas nos profissionais mais experientes, o estudo averiguou a frequência de sono em aproximadamente dois mil participantes.
Entre aqueles que tiravam um rápido cochilo no intervalo depois do almoço, foi notado um crescimento no desempenho nas funções mentais, entre elas a fluência verbal e a memória, além de uma redução da sonolência.
Vale salientar que essa soneca são assunto de inúmeros estudos importantes já feitos. Conforme a Fundação Nacional do Sono nos Estados Unidos, por exemplo, a soneca perfeita, que dura entre 10 e 20 minutos, pode oferecer tanto vantagens físicas quanto vantagens emocionais.
Outro estudo, promovido pela NASA com astronautas e pilotos, também indicou que descansar por até 20 minutos no decorrer do expediente de trabalho pode aumentar em até 34% a produtividade profissional, além de aumentar para 100% a taxa de atenção.
E ainda segundo uma pesquisa feita na Alemanha, um cochilo rápido é capaz de elevar até cinco vezes os resultados de participantes quando submetidos a avaliações de memória.
Cochilar rapidamente pode melhorar a sua produtividade!
Isso significa que se a sua agenda diária oferecer a oportunidade, a orientação é não ficar tão resistente a ideia de aproveitar esses preciosos minutos entre um afazer e outro para dar aquela descansadinha. Lembrando que esse pequeno cochilo pode fazer muito bem para o seu rendimento ao longo do dia, uma vez que a ciência está do seu lado! Aproveite!