O empreendedor que deseja está voltando a sua atenção para vender ainda mais nessa Pascoa deve prestar atenção no perfil dos seus potenciais clientes. As mulheres, residentes no interior do estado de São Paulo, acima dos 40 anos e com ensino médio completo são os clientes mais dispostos a adquirir produtos de pequenas empresas neste momento, de acordo com um estudo promovido pelo Sebrae-SP recentemente.
O estudo indicou que 52,5% dos participantes que afirmaram preferir um pequeno negócio para adquirir um produto na Páscoa são as mulheres. Ainda segundo o perfil sociodemográfico, a maior parte (41,3%) conta com entre 40 e 59 anos e 50,9% finalizaram o ensino médio. Por regiões, consumidores do interior de São Paulo (54,8%) demonstrar estão mais propensos do que os da Região Metropolitana de São Paulo.
A maioria dos clientes das pequenas empresas, isso significa 68% quer adquirir ovos de chocolate na Páscoa, enquanto 55% alegaram ter a vontade de comprar chocolates de maneira geral e 16% almejam comprar itens e bebidas para refeições especiais.
Outro elemento apontado pela pesquisa do Sebrae de São Paulo é que aqueles que se dirigem ao pequeno empreendedor pretendem comprar de maneira antecipada (65%, mais do que os consumidores que adquirem dos grandes vendedores (59,9%). De modo geral, os clientes de pequenos negócios devem comprar 3 presentes, quantidade que cresce para 3,7 quando se trata do comprador dos grandes.
Razão para comprar dos pequenos negócios na Páscoa 2021
A opção por privilegiar os pequenos empreendimentos representa um nível de conscientização do cliente, já que 60% alegaram adquirir para auxiliar esses empreendedores. Para 54%, o motivo para comprar desses pequenas empresas está em acreditar que esse tipo de negócio gera renda e vagas de trabalho para a sua região.
O relatório concluiu ainda que o tíquete médio no negócio pequeno é aproximadamente 150 reais, enquanto no grande chega a 190 reais. A maneira favorita de ambos os casos é o cartão de crédito, 91% nos pequenos empreendimentos e 92% nos grandes, acompanhada de pelo dinheiro vivo (27% e 28%, respectivamente) e o Pix (23% e 12%). Outro ponto interessante é 75% dos negócios pequenos usam o pagamento a vista contra 81% nas redes grandes.