O Instagram revelou alguns detalhes sobre como resolve quais postagens serão priorizadas nas distintas áreas do app. A mídia social declarou que os dados foram anunciados para auxiliar os usuários a compreender o funcionamento do feed, dos Storires, da aba Explorar e do Reels: “uma variedade de algoritmos, classificadores e processos, cada um com sua própria finalidade”.
De acordo com a rede social, os usuários ficavam sem ver 70% das publicações nos seus feeds em 2016, quando as imagens eram distribuídas a partir da data em que foram postadas. Naquele período, a plataforma promoveu alterações para indicar o que compreende chamar mais a atenção de cada um.
Feed e Stories
Os algoritmos usados no feed e nos stories levam em conta diversos sinais, como são denominados os requisitos para estabelecer o que surgirá primeiro. Nessas seções, o intuito e dar destaque para o que foi postado pelas pessoas que o usuário segue.
Sendo assim, a rede social avalia informações sobre as postagens. Isso abrange informações como a quantidade de curtidas, hora em que foi postada e, quando possível, a localização. Além disso, o Instagram frisou que também analisa informações sobre o criador do conteúdo, o que contempla a frequência com que se interage com as pessoas nos últimos dias e se tende a interagir com as postagens.
Com todos esses sinais, são feitas algumas análises sobre a postagem isso quer dizer que tentativas de antecipar qual a possibilidade de você se identificar com o material. “Adicionamos e removemos sinais e predições ao longo do tempo, trabalhando para entender melhor pelo que você se interessa”, explicou a plataforma.
Instagram explica ‘shadowbanning’
Ainda segundo a nota, o Instagram também se refere as acusações de “shadowbanning”, a prática de restringir o alcance de postagens. “Reconhecemos que nem sempre fizemos o suficiente para explicar por que removemos o conteúdo quando o fazemos, o que é recomendável e o que não é, e como o Instagram funciona de forma mais ampla”, afirmou.
A mídia social pontuou que jamais teve o intuito de deixar os usuários irritados e assegurou que está atuando para promover melhorias nesse contexto. Uma delas se refere a notificações do app para indicar, por exemplo, por que um usuário teve a sua postagem retirada.
Vale salientar que a rede social também explanou que, em algumas situações, as publicações contam com poucas curtidas e reações sem terem sofrido qualquer tipo de penalização. “A verdade é que a maioria dos seus seguidores não verá o que você compartilha, porque a maioria vê menos da metade de seu feed”, indicou a empresa.