O Recife é finalista na 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Disputando com outros 121 projetos de todo Brasil, o Boi Voador e o Pátio Criativo estão representando a capital pernambucana na disputa.
A valorização oferece aos projetos ganhadores o marco de uma atividade relevante de preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro, além da premiação de R$ 20 mil.
O Boi Voador é o festival que já entrou para o calendário recifense e normalmente é realizado no aniversário da cidade. O evento se refere a uma apresentação de teatro ao ar livre, no Recife Livre, que apresenta a história de quando Mauricio de Nassau fez com que um boi levantasse boi.
Enquanto o Pátio Criativo é um programa inovador da administração que incentiva a escuta popular para garantir a utilização Pátio de São Pedro, um dos principais atrativos turísticos da cidade. Este ano, o Prêmio do Iphan contou com a inscrição de 515 projetos.
“Ficamos sempre muito felizes em ter o reconhecimento das nossas ações. Ser finalista do Prêmio Rodrigo 2020 já é um marco e estamos confiantes de que nossas ações são também um grande legado para a cidade”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.
Próximas etapas
Agora, na etapa nacional, serão selecionadas 12 ações no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cada premiado receberá o valor de R$ 20 mil. As ações finalistas foram selecionadas pelas Comissões Estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada Estado, presidida pelo superintendente.
A partir daí, as ações serão avaliadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 21 jurados. O Prêmio Rodrigo foi feito pelo Iphan com o intuito para premiar brasileiros que trabalham na área de gestão do Patrimônio Cultural, com primeira edição realizada em 1987.
Projetos de Recife Premiados
Em 2019, a Prefeitura do Recife recebeu algumas premiações com projetos realizados pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. O Boi Voador foi vencedor do Prêmio Nacional do Turismo 2019, realizado pelo Ministério do Turismo, na categoria de Melhor Iniciativa de Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo – Iniciativas Destaque.
“Outro reconhecimento veio do Prêmio Pernambuco de Turismo, realizado pelo Governo de Pernambuco. A capital foi a grande vencedora na categoria Inovação e Sustentabilidade com o Plano de Turismo Criativo do Recife e conquistou o 2º lugar na categoria Municípios de Destaque com o Festival Recife Urbana Arte (R.U.A.)”, conforme nota da Prefeitura Municipal de Recife.