Número de fechamento de MEI tem redução no país

Mesmo com os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus, a quantidade de MEI (Microempreendedor Individual) e pequenos negócios abertos contam com sinais de recuperação em sinais de V em praticamente todos os estados do território nacional.

As informações fazem parte da avaliação do Sebrae, embasada em dados da Receita Federal (RF). O estudo indica um recorte de abertura e fechamentos de MEI e micro e pequenas empresas (MPE) em todas as unidades da federação.

No começo desse ano, todos os estados do país registraram números de MEI abertos acima dos mesmos períodos de 2018 e do ano passado. Essa ação também foi notada no mês de julho, quando a modalidade apresentou ampliação e indicadores de recuperação no cenário com a pandemia sob controle.

“Os pequenos negócios são o motor da economia e para superar a crise provocada pela pandemia do coronavírus, o país precisa contar com a força desse segmento”, comentou o presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Carlos Melles.

Números de MEI no Brasil

Já em comparação avaliação do encerramento micro e pequenas empresas, a pesquisa aponta que, basicamente, todas as regiões e o Distrito Federal alcançaram uma estabilidade nos seus quantitativas, quando comparado com as estatísticas antes da pandemia (2018 e 2019). O único estado que fugiu dessa tendência foi o Maranhão, que teve um pequeno crescimento na quantidade de fechamentos.

Número de fechamento de MEI tem redução no país
Foto: Agencia Brasil

Com relação a abertura de novas MPE, os dados dos estados nesse ano demonstram um comportamento em forma de V, com auge de companhias abertas em janeiro, redução nos meses entre fevereiro e maio, e recuperação a partir do início do segundo semestre.

Conforme o estudo, as exceções atendem pelos estados do Acre, Mato Grosso, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. Isso porque essas unidades do país não contaram com reduções significativas nos seus quadros quantitativos na metade de abril, em um cenário de auge da pandemia em muitas partes do Brasil.

Deixe um comentário


Temos uma atendente esperando por você!

Solicite sua diária grátis