O que é preciso para ser bem sucedido e ganhar muito dinheiro nos dias de hoje com um trabalho memorável? Perguntas complicadas, mas algumas dicas podem deixar tudo mais fácil. Sendo assim, a CBNC montou uma lista com dicas inspiradores baseadas em Jeff Bezos, Bill Gates, Elon Musk, Oprah Winfrey, Sara Blakely e Warren Buffett.
Nunca limite suas expectativas
Para alcançar o topo, é indispensável estar em evolução constantemente. Por exemplo, se você alcançar todos os objetivo do ano, vai manter par ao ano seguinte ou elevar o nível? Para Bezos, é indispensável aumentar a sua cobrança.
“É a natureza humana. Não deixamos a condição de caçadores-coletores ficando satisfeitos. As pessoas têm um apetite voraz por uma maneira melhor. O ‘uau’ de ontem rapidamente se torna o ordinário de hoje. Você não pode descansar sobre os louros neste mundo”, escreveu em uma carta para os executivos da Amazon.
Se livre dos pessimistas
Para Sara Blakely, cofundadora da Spanx, é essencial te coragem para não pisar em falso quando as pessoas a sua volta não lhe incentivam. “Um advogado chegou a pensar que eu era uma pegadinha de seus amigos”, disse em um post no seu LinkedIn em 2019.
Ainda assim, ela continuou acreditando na sua ideia e não deixou que esse tipo de comentário lhe tirasse o foco. Hoje em dia, o negócio com duas décadas de existência vale bilhões de dólares.
Importância da oratória
O megaempresário Warren Buffett afirmou que ninguém cresce com uma capacidade de comunicação excepcional. Ainda assim, ele defende que essa competência pode ser aprendida e treinada gradativamente
Depois de sua formatura, ele tinha a sensação que não se expressava adequadamente. Por isso, ele resolveu treinar a sua oratória. “Não tenho o diploma da faculdade pendurado na parede, mas tenho o de oratória”, relata o empresário em um ensaio publicado em 2015.
Foco e sem procrastinação
Em uma entrevista, Jeff Bezos comentou que procura manter o seu foco, somente cuidando de um assunto por vez. “Quanto janto com meus amigos ou minha família, gosto de realmente fazer isso. Não gosto de multitarefa. Se estou lendo meu e-mail, quero ler meu e-mail”, disse em entrevista.
Já Elon Musk, fundador da SpaceX, já foi apresentado pelos colegas de faculdade como alguém que “quando se mete em algo, desenvolve um nível de interesse diferente das outras pessoas”. Na sua biografia, Ashlee Vance fala: “Isso é o que diferencia Elon do resto da humanidade”.
Obsessão em leitura
A sua dedicação no seu tempo livre possui um grande impacto no seu sucesso a médio e longo. Uma das maneiras mais indicadas de aproveitar esse período é lendo, ainda que assuntos não referentes ao seu trabalho ou dia a dia. “Nada substitui a experiência de uma boa leitura”, define Oprah Winfrey em um artigo.
E ela não é a única. Buffett já afirmou que gasta mais de cinco horas diárias folheando jornais, revistas e relatórios. Além disso, Bill Gates, fundador da Microsoft, consome 50 livros por ano, o que equivale a três horas por dia.