Com a tendência do home office impulsionada pela pandemia, as empresas aéreas, hotéis e outras companhias relacionadas ao setor de turismo estão abraçando um conceito novo: o ‘anywhere office’, ou seja, o escritório em qualquer lugar.
Com muitos empreendimentos ainda em situação de trabalho remoto, é só estar conectado a internet para fazer os seus afazeres. “Há famílias que conseguem flexibilizar o trabalho e podem passar dias em um resort, hotel ou cidade do interior”, disse o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, em entrevista ao site da Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
Sanovicz chegou a substituir o cenário de São Paulo pelo cenário do litoral de Santos. No mês de novembro, o mercado nacional trabalho, em médio, com o correspondendo a 60%¨da quantidade de voos de um ano antes, de acordo com a Abear.
Em locais como Salvador, todavia, o aeroporto regional estava com expectativa de encerrar o mês com 81% de alta no uso da malha. Outra indicação de que o escritório em qualquer lugar está em alta parte do aumento da demanda por provedores de acesso a nuvem, base para realização do serviço a distância.
Alan Yukio Oka, responsável por Cloud Product and Marketing da BRLink, disse que as empresas acabaram acelerando a migração de cargas de trabalho para a nuvem na pandemia. “Uma vez que os sistemas podem estar na nuvem e acessíveis de qualquer lugar do mundo, existe uma potencialização do conceito de anywhere office”.
Aéreas
Acreditando na alta da busca por pacotes turísticos, a Azul Conecta, parte da empresa Azul, divulgou nove destinos inéditos no decorrer da temporada de verão: entre eles Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Guarapari (ES) e Jericoacoara (CE). Os voos parte de regiões urbanas como Porto Alegre, Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP).
A própria companhia declarou que os destinos – muito presentes em roteiros de férias – se apresentaram uteis para o sistema de home office. Todas juntas, essas novas rotas chegarão a 38 voos.
“O turismo ligado ao anywhere office está proporcionando um impulso essencial para ajudar a sustentar muitos destinos turísticos e empresas na retomada da pandemia”, disse advogada Ana Carolina Monteiro, da área de reestruturação e insolvência do Kincaid.
Hotéis se adequem ao sistema de escritório em qualquer lugar
Escolha da maioria dos brasileiros que deixaram as casas pelo escritório em qualquer lugar, os hotéis e resorts também se ajustaram. Isso porque os estabelecimentos começaram a fornecer serviços para que as crianças tivessem condição de se divertir e estrutura simultaneamente, enquanto os pais necessitam trabalhar remotamente.
Destino de parte dos brasileiros que trocaram a residência pelo “anywhere office”, os resorts passaram a oferecer serviços para que as crianças pudessem se divertir e estudar ao mesmo tempo, enquanto os pais se mantinham conectados no trabalho.
O Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), optou por contratar profissionais da área de educação para fornecer reforço escolar aos hospedes. “Montamos uma sala de aula para as crianças e o espaço está sendo bastante usado, com pedagogos dando apoio”, disse Rubens Regis, diretor comercial do resort.
“As crianças se sentam, fazem a aula e estão sempre acompanhadas, enquanto os pais aproveitam o espaço”, afirmou Regis, contando que a oferta deve seguir mesmo depois da pandemia.