O ano, em função da pandemia, foi muito atípico e as competências profissionais estão sendo reavaliadas. A própria capacidade de atuar em equipe foi alterada, do contato diário para uma formato online, exigindo outros modos de comunicação e gestão.
Sendo assim, o ano novo se aproxima ainda sem uma previsão para o controle da COVID-19 e a manutenção de muitos profissionais na modalidade homeoffice. Por isso, a IstoÉ Dinheiro listou as competências profissionais que devem ser mais procuradas em 2021.
Competências profissionais em alta para 2021
Autogerenciamento:
A capacidade de realizar tarefas profissionais sem a supervisão de outras pessoas. A tendência é que o profissional deve exercitar ainda mais essa característica com prazos e objetivos no próximo ano.
A maturação acelerada nas relações de trabalho que se referem a cobranças passa por essa habilidade. Relacionada a capacidade de autorresponsabilidade, os profissionais que sabem se gerenciar provavelmente serão mais procurados e valorizados pelo mercado.
Criatividade:
Seja para definir novos processos de trabalho ou negócios. Muita gente se descobrir empreender por necessidade e a criatividade foi um diferencial neste ano.
Ajustando negócios presenciais ao universo online, alterando as entregando e desenvolvendo novas soluções, a criatividade passa cada vez mais de um extra profissional para uma característica marcante.
Além disso, a criatividade pode ser trabalhada ao longo da vida profissional com técnicas para facilitar a geração de boas ideias.
Capacidade de analisar dados:
A avaliação de dados sempre fez parte da apresentação de intuitos e resultados. Saber onde se deseja chegar e o que se alcançou depois de alguma ação é indispensável para tomada de decisões em qualquer empreendimento.
O diferencial do mundo online é a mensuração de informações em tempo real referente ao público-alvo, engajamento, vendas, interesses, entre outros.
Solução de problemas complexos
A lista de competências profissionais também engloba ser um profissional que pesquisa e se envolve nos desafios do negócio, encontrando soluções para dificuldades mais complexas e estruturais.
Dedicação, estudo de lógica e noção geral do cenário auxiliam a desenvolver esse lado.
Noção de Growth Hacking
A capacidade de testar voltada ao aumento dos negócios. Essa habilidade, que visa maneiras de ampliar negócios a curto prazo e com orçamentos limitados, aumentou nos últimos anos com a chegada de startups, como Uber, Dropbox, Facebook, entre outros.
Ou seja, essa característica se tornou imprescindível para todo aquele que deseja crescer na sua carreira no ano que vem.