Chegada de celular ao território nacional completa três décadas

O que era aquele aparelho grande colado ao ouvido e à boca das pessoas? Há três décadas, os primeiros 700 aparelhos seriam liberados para operação no território nacional para uma das mais transformadoras mudanças no setor de telecomunicações, o telefone celular.

A primeira ligação, realizada no Rio de Janeiro, no dia 30 de dezembro de 1990, era apenas a chamada pioneira para as infinitas conexões que essa evolução tecnológica causaria no Brasil. Afinal, o mundo jamais seria o mesmo desde então.

Nos dias de hoje, no país, há mais aparelhos celulares do que habitantes. As vantagens e os problemas do celular são assuntos de reportagens nos mais variados veículos de imprensa do país. Realizar uma ligação se tornou apenas uma mera ação, algo cotidiano.

Isso porque o aparelho é a principal maneira com que os brasileiros acesso a rede mundial de computadores, como indica reportagem da Agencia Brasil. Até o ano passado, três em cada quatro brasileiros contavam com acesso a internet e o celular era a responsável pela maioria dos acessos.

Chegada de celular ao território nacional completa três décadas
Foto: Agencia Brasil

Ou seja, a maioria dos brasileiros (59%) tem acesso a internet de maneira exclusiva pelo celular. Além de ser um aparelho de informação e diversão, o celular também oferece chance de inclusão, trabalho, formação e orientação, a partir dos aplicativos.

No entanto, a utilização do aparelho também se converteu em um risco no trânsito, sendo capaz de provocar problemas ainda de posturas, modificar a qualidade do sono e gerar dependência em inúmeros públicos, além de, em determinadas situações, ser prejudicial em contextos escolares.

Importância do celular para os brasileiros em 2020

Vale salientar que o celular foi altamente relevante para os brasileiros em 2020 para todas as atividades possíveis em função das barreiras impostas pela pandemia do novo coronavírus, que levaram a medidas de isolamento e distanciamento social no Brasil e no mundo.

Milhões de estudantes passaram a aprender, se comunicar e se relacionar com professores de maneira remota, bem como profissionais que necessitaram migrar para o cenário digital de uma hora para outra. Em muitos casos, o celular se tornou a principal ferramenta tanto de estudo quanto de trabalho.

Além disso, o Banco Central lançou um novo sistema de pagamento instantâneo para pessoas físicas e jurídicas, o PIX, que está funcionando plenamente desde o dia 16 de novembro após um período de testes. De maneira simples, os brasileiros conseguem enviar e receber valores de rápida, segura e muito mais econômica.

Deixe um comentário


Temos uma atendente esperando por você!

Solicite sua diária grátis