Em breve, você não terá escolha a não ser permitir que o WhatsApp compartilhe seus dados com o Facebook, se quiser continuar usando o serviço. O aplicativo de mensagens publicou uma nova política de privacidade, que entra em vigor em 8 de fevereiro.
“Após essa data, você precisará aceitar essas atualizações para continuar usando o WhatsApp”, o serviço tem informado aos usuários por meio de um alerta no aplicativo que pede que eles concordem com a política. Se você não concordar, o mesmo alerta sutilmente sugere que você exclua sua conta.
A próxima mudança irá decepcionar os usuários do WhatsApp que desejam minimizar a coleta de dados do Facebook, uma empresa que enfrenta repetidas controvérsias de privacidade. A política de privacidade anterior permitia que você optasse por não compartilhar os dados quando se tratava de direcionar anúncios e “experiências de produto” para o Facebook.
No entanto, o opt-out veio com uma condição: você tinha que ativá-lo nos primeiros 30 dias após a assinatura do serviço. Mesmo se você o fizesse, o WhatsApp ainda poderia compartilhar os dados da sua conta com o Facebook para fins de “operar e fornecer” o serviço de mensagens.
Detalhes da nova política do WhatsApp
A nova política de privacidade do WhatsApp não oferece essa opção de exclusão. Em seguida, especifica que tipo de informação pode coletar e também compartilhar com o Facebook e suas subsidiárias. Os dados incluem o número de telefone da sua conta WhatsApp, nome do perfil e foto, com quem você está se comunicando e as transações financeiras que você fez.
“Compartilhamos suas informações para nos ajudar a operar, fornecer, melhorar, compreender, personalizar, oferecer suporte e comercializar nossos serviços”, acrescenta o WhatsApp na política de privacidade. Isso incluirá o envio de recomendações de amigos, personalização de conteúdo e exibição de ofertas de anúncios relevantes em vários produtos do Facebook”.
A empresa tem trabalhado para integrar o WhatsApp com o resto do ecossistema de mensagens do Facebook. Como a política de privacidade também observa, as empresas que você contata pelo WhatsApp podem compartilhar seus dados com o Facebook, presumivelmente para ajudá-los com o direcionamento de anúncios, e a mensagem estará sujeita “às próprias práticas de privacidade da empresa”.
No entanto, as mensagens enviadas pelo aplicativo permanecerão criptografadas de ponta a ponta, o que significa que nem o WhatsApp nem o Facebook podem lê-las.