Como melhorar qualidade de vida e diminuir tempo sentado no home office?

Passar muito tempo sentado não é saudável. Esse é um conceito já batido, especialmente, por médicos e ficou ainda mais em voga com o home office obrigatório desde março de 2020 com o agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Algumas pesquisas chegaram a comparar os efeitos com o vício em cigarro. Todavia, um professor de biologia de Harvard, Daniel Lieberman, afirmou que a questão não é tão simples. Ficar muito tempo sentado no trabalho é uma coisa, só que passar longos período sentado para diversão é onde realmente está o perigo conforme matéria da Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Ele é autor do Lieberman é autor do livro, ainda sem edição brasileira, “Exercised: Why Something We Never Evolved to Do Is Healthy and Rewarding” (Exercício: Por que algo que nunca evoluímos para fazer é saudável e recompensador, em tradução livre).

Durante o desenvolvimento da obra, ele ficou muito tempo analisando grupos indígenas na América Latina. Um dos intuitos foi estabelecer quanto tempo os caçadores passaram em ações como levantar, andar, correr e também quanto tempo permaneciam sentado.

Tempo sentado para trabalho e lazer

Diferente do que se supõe, eles passam 10 horas por dia em média, sentados, exatamente o que se encontra em um escritório moderno ou em um sistema de home office atual. O escritor define, então, um paradoxo.

Como equilibrar a ciência, que diz que sentar é o novo hábito de fumar, com o fato de que muita gente, durante séculos, independentemente da localização, profissões ou tipo de vida ficou muito tempo sentada? Segundo Lieberman, a questão não está no tempo sentado enquanto se trabalho. O assustador é quando se avalia as atividade de diversão.

Como melhorar qualidade de vida e diminuir tempo sentado no home office?
Foto: Agencia Brasil

No decorrer do trabalho, mesmo sentados, todo mundo está sempre fazendo alguma atividade. Seja para pegar algum item, mudar a sua posição, se esticar, falar ao telefone, encher o copo de água, falar com um colega de trabalho ou somente olhar a paisagem. Isso significa que são pequenas ações que não deixam a atividade ser totalmente estática.

Agora, quando a pessoa está confortável no sofá para assistir a sua série ou filme favorito pode ficar horas e horas sem sequer se mexer. Mas, o que fazer para ter qualidade de vida nos dias de hoje?

Dicas para qualidade de vida

A questão é avalia quanto tempo você passa sentado enquanto trabalho. Sempre que der, procure se movimentar. Ao telefone, por exemplo, fique em pé. Desenvolva razões para abandonar a sua cadeira por alguns momentos: pegar um copo de água, café, um, lanchinho ou alongar o corpo eventual.

Além disso, você pode programar o relógio para lhe alertar a cada meia-hora. Se possível, realize uma breve caminhada no momento do almoço. Procure quantificar, também o período que fica sentado para atividades de lazer.

Ache formas de se movimentar eventual: passeios com o cachorro, algo para beber ou comer, alterne a sua posição ou até troque o sofá pelo chão para tirar proveito do tempo e realizar um alongamento. Com frequência, esses passos já são excelentes para melhorar a sua qualidade de vida e diminuir o período consecutivo de tempos sentado diante do computador.

Deixe um comentário


Temos uma atendente esperando por você!

Solicite sua diária grátis