Fadigo do Zoom? Excesso de reuniões remotas pode ter consequências

Se você está se sentindo mais exausto do que nunca por um ciclo interminável de ligações do Zoom, você não está sozinho, de acordo com o professor de Stanford Jeremy Bailenson.

Em seu artigo acadêmico revisado por pares para Technology, Mind and Behavior, Bailenso – diretor fundador do Stanford Virtual Human Interaction Lab (VHIL) – destacou quatro causas principais para a fadiga da videoconferência, começando com a quantidade “não natural” de contato visual com outras pessoas.

“A ansiedade social de falar em público é uma das maiores fobias que existe em nossa população”, explica Bailenson. “Quando você está parado lá e todos estão olhando para você, é uma experiência estressante.”

Ele diz que quando usamos o Zoom por “muitas, muitas horas”, entramos em um “estado de hiperexcitação” devido à proximidade dos rostos dos outros. Como nossos cérebros interpretam isso como uma situação intensa, isso pode afetar o corpo. Uma recomendação para aliviar esse estresse é usar uma janela de zoom menor e diminuir o uso de tela inteira.

Da mesma forma, Bailenson acredita que ver a si mesmo em videochamadas pode ser fatigante, assim como alguém “seguindo você com um espelho constantemente”. Sua solução? As plataformas devem eliminar essa prática como um recurso regular. Os usuários podem ocultar a “autovisualização” depois de garantir que estão enquadrados corretamente antes das chamadas.

Professor explica sintomas da “fadiga do zoom”

O diretor também afirma que as videochamadas podem reduzir nossa mobilidade de maneiras frustrantes. Ser forçado a sentar em um lugar para nos comunicar por vídeo limita nossa capacidade de nos movimentar de maneiras que não são “naturais”. Ele recomenda posicionar as câmeras externas mais longe da tela ou desligá-las periodicamente para descansar.

zoom
Foto: Agencia Brasil

Por fim, Bailenson acredita que há uma carga cognitiva maior durante os chats de vídeo do que durante a interação face a face. “Você precisa ter certeza de que sua cabeça está enquadrada no centro do vídeo”, diz ele. “Se você quiser mostrar a alguém que está de acordo com a pessoa, você precisa fazer um aceno exagerado ou levantar o polegar. Isso adiciona carga cognitiva, pois você está usando calorias mentais para se comunicar”.

Uma solução rápida, diz ele, é fazer uma pausa e adotar reuniões “somente áudio” de vez em quando no trabalho, estudo ou comunicação com os amigos.

Deixe um comentário


Temos uma atendente esperando por você!

Solicite sua diária grátis