O grupo Facebook confirmou que oferecerá alternativas para mostrar ou esconder a quantidade de curtidas das publicações na plataforma social e também no Instagram. Essa opção estava passando por testes no aplicativo de fotos há algum tempo, e a partir de agora estará a disposição de todos os usuários do Instagram.
Enquanto essa possibilidade deve ser disponibilizada a todas as contas do Facebook nas próximas semanas. De acordo com a companhia, o Instagram ocultou as curtidas há alguns anos em uma tentativa de reduzir a pressão em cima das pessoas na mídia social na procura pela repercussão e fama digital.
Todavia, uma parcela dos usuários não gostou desta alteração, já que a quantidade de curtidas é uma forma de demonstrar uma nova tendência e de conteúdo popular. Sendo assim, a empresa resolveu dar a cada pessoa a possibilidade de esconder ou não esses elementos.
Com essas novas opções, as pessoas contarão com três formas de esconder os likes dos suas respectivas postagens: ocultar a quantidade de uma publicação especifica já publicada no próprio feed, suspender a contagem de um nova postagem durante a publicação ou desabilitar o recurso de todas as fotos na rede.
Neste último exemplo, o usuário também não conseguiria ver a quantia de curtidas nas postagens dos outros. Conforme o Facebook, a companhia atua para fornecer formas que satisfaçam a maioria das pessoas conectadas.
“O que uma pessoa deseja de sua experiência no Instagram é diferente da outra, e as necessidades das pessoas estão mudando. Estamos procurando mais maneiras de dar às pessoas o controle sobre sua experiência”, disse a companhia em comunicado.
Facebook está trabalhando em parceria com criadores de conteúdo
Ainda na nota oficial, o Facebook declarou que está trabalhando em parceria com produtores de conteúdo e instituições focadas para desenvolver um novo Guia do Instagram, que mostrará dicas sobre como encarar a pressão virtual e manter a saúde mental.
O cálculo de curtidas no Instagram foi desabilidade no território nacional no meio do ano passado, com a meta de minimizar a atmosfera competitiva entre os seguidores, além de estimular que as pessoas focassem mais nas imagens e vídeos do que necessariamente nas interações. Desde então, os usuários não são mais capazes de ver a quantidade de likes que os outros receberam nos seus posts, tendo acesso apenas aos números das suas postagens.