O empreendedor brasileiro com 65 anos ou mais é aquele que mais vaga de trabalho no território nacional. É o que aponta a pesquisa feita pelo Sebrae, a partir das informações da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A avaliação reconheceu que a maior concentração de empregadores (20%) está situação nessa faixa etária de empreendedor. Ainda conforme o Sebrae, quando compradora as demais idades, os donos de negócios que são empregadores nesta faixa etária são os que mais conta com colaboradores.
Sendo 71% com um a cinco funcionários, 11%, com seis a dez profissionais; 10% com 11 a 50 empregados e 8% com 51% com mais empregados. Apesar de corresponder por apenas 7,36% da quantidade total de empreendedores, essas pessoas da terceira idade formam o grupo que proporcional mais abre vagas de trabalho entre as pequenas empresas.
As quantidades avaliadas são referentes ao terceiro trimestre de 2020, quando o país alcançou 1,8 milhão de empreendedores nessa idade, o que equivale a 7,3% do total de proprietários de pequeno porte. Nos estados do Sul que metade desses empreendedores administram as suas companhias, sendo que São Paulo (29%) e Minas Gerais (10%) são os estados como maiores concentrações.
As informações indicam ainda que os empreendedores com 65 ou mais são, na maioria, homens (73%), brancos (59%), chefes de família (73%), dedicando-se a um único trabalho (98,8%). Em termos de escolaridade, o empreendedor da 3ª idade é o que conta com menos especialização em comparação aos outros grupos. Boa parte, eles tem nível fundamental (48%).
Mesmo assim, eles correspondem ao maior desempenho, com 10% dos lucros de mais de cinco salários mínimos, isso quer dizer acima de R$ 5.225,00.
Informações do estudo sobre empreendedores da terceira idade
- Donos de negócios com 65 anos ou mais são aqueles que tem mais tempo no segmento atual (92% há mais de 2 anos)
- Esses empreendedores conta com mais empregados (entre os empregadores, 29% têm 6 ou mais funcionários).
- 36% estão no setor de serviços, 23% na agropecuária, 19% no comércio, 14% na indústria e 8% na construção
- Os empreendedores desta idade são aqueles que dedicam menos horas por semana aos seus negócios.