Em 2020, o setor de esportes eletrônicos apresentou um aumento considerável em função da possibilidade de continuar geração conteúdo inédito e ao vivo mesmo nos períodos mais severos do distanciamento social. Por isso, o público das competições está crescendo de maneira surpreendente e o e-Brasileirão 2020 chegou ao fim neste sábado, 12.
Quatro anos depois da primeira conquista, Guilherme “GuiFera”, novamente representando o Santos, se tornou campeão do e-Brasileirão 2020, a quinta edição do torneio de eSports da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Bicampeão do mundo de Pro Evolution Soccer (PES), GuiFera ganhou, o segundo título da competição entre os representantes dos times participantes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, sendo que a etapa presencial aconteceu na sede da CBF, situada no Rio de Janeiro. O Sport Recife também contou com um representante na competição.
Neste ano, o representante do Peixe derrotou Joel Sapo, que defendeu o Fortaleza, por 5 a 1, no placar agregado e levou 20 mil reais do prêmio em dinheiro para a casa. Conforme informações do site oficial da CBF, o torneio foi disputado inteiramente no eFootball PES 2020.
Vale salientar que GuiFera não esteve presente na disputa presencial, que uniu os integrantes da última rodada de pontos corridos e da fase classificatória. Isso aconteceu porque na véspera dos jogos ele foi testado e deu positivo para COVID-19. Sendo assim, o jogador do Peixe atuou diretamente de sua casa.
Principais vencedores do e-Brasileirão 2020
Com a segunda conquista, GuiFera se igualou a Henrique “Henrykinho” como os maiores campeões do e-Brasileirão, com dois títulos. O mineiro faturou em 2017 e 2018 com as cores do Cruzeiro. E o paulista participou de todas as edições, exceção feita a 2019 quando estava representando o Barcelona na temporada oficial europeia.
Já Joel Sapo bateu pela segunda vez seguida na trave na decisão do e-Brasileirão. Ele saiu novamente com o vice-campeão, já que em 2019, também pelo Fortaleza, viu Thiago Avaré ser campeão com o São Paulo.
Além do campeão, outro competidor não pode se apresentar a sede da CBF no Rio de Janeiro. O representante do Internacional, Wellington “Nego JR” também necessitou fazer as suas jogadas de casas em função do teste positivo para o novo coronavírus.
Resultados dos playoffs do e-Brasileirão 2020:
QUARTAS DE FINAL
Ceará 2 x 3 Fortaleza (ida 1 x 1; volta 1 x 2)
Internacional 4 (2) x (3) 4 Botafogo (ida 1 x 2; volta 3 x 2)
Flamengo 4 x 5 Grêmio (ida 3 x 3; volta 1 x 2)
Santos 7 x 2 Atlético-MG (ida 5 x 2; volta 2 x 0)
SEMIFINAIS
Botafogo 1 x 3 Fortaleza (ida 1 x 3; volta 0 x 0)
Santos 3 (3) x (1) 3 Grêmio (ida 3 x 2; volta 0 x 1)
FINAL
Santos 5 x 1 Fortaleza (ida 2 x 0; volta 3 x 1)