Facebook promoverá questionamentos a usuários para aprimorar postagens

Recentemente, o Facebook anunciou que se concentrará nas respostas concedidas pelos usuários a determinados questionamentos no momento de priorizar as publicações na mídia social, a última ação para minimizar as preocupações sobre os seus algoritmos.

A empresa de tecnologia declarou que concederá muito mais relevância as estudos nos quais os usuários são perguntados se certas publicações valem a pena como parte do processo de classificação referente aos principais tópicos de informações.

“Nosso algoritmo usa milhares de sinais para classificar suas postagens no feed de notícias com esse objetivo em mente”, disse uma postagem no blog de Aastha Gupta, diretora de gerenciamento de produtos do Facebook.

E acrescentou: “Estamos expandindo nosso trabalho para usar feedback direto de pessoas que usam o Facebook para entender o conteúdo que as pessoas consideram mais valioso. E continuaremos a incorporar essas informações em nosso processo de classificação de notícias”.

Essa alteração se sucede em um instante em que a rede social e outras mídias estão passando sob muita pressão em relação aos processos que definem o que os usuários enxergam nas suas respectivas linhas do tempo.

Facebook promoverá questionamentos a usuários para aprimorar postagens
Foto: Agencia Brasil

Os especialistas alegam que esses modelos podem ser destinados a salientar material sensacionalista ou polêmico, com o intuito de deixar os usuários engajados para alavancar a monetização. Nos últimos tempos, o Facebook suavizou o material voltado a política, que acaba sendo mais polarizador e deixou os usuários terem mais controlado sobre o conteúdo.

Facebook concede mais controle aos usuários

No mês passado, a plataforma admitiu uma modificação para conceder as pessoas mais controle sobre as notícias e até desativar totalmente o algoritmo do Facebook e enxergar as postagens de maneira cronológica. A última mudança visa utilizar enquetes que questionam: “Esta postagem vale a pena?” para priorizar o conteúdo na sua classificação.

“Embora o envolvimento de uma postagem – ou a frequência com que as pessoas gostam, comentam ou compartilham – possa ser um indicador útil, esta abordagem baseada em pesquisa, que ocorre em grande parte fora da reação logo após uma postagem, dá uma imagem mais completa dos tipos de publicações que as pessoas consideram mais importantes”, afirmou Gupta.

Deixe um comentário


Temos uma atendente esperando por você!

Solicite sua diária grátis