Facebook tenta superar concorrência do Clubhouse ao testar app Soundbites

O Facebook apresentou um punhado de ferramentas e formatos “que conectam as pessoas com as coisas que lhes interessam”.

“Assim como fizemos com fotos e vídeos, queremos que todos tenham ferramentas poderosas o suficiente para os profissionais, mas intuitivas e divertidas”, escreveu o chefe do aplicativo do Facebook, Fidji Simo, em um blog. “Como ter um estúdio de som no bolso.”

Comecemos pelo princípio: o Facebook está construindo um conjunto de ferramentas de criação de áudio diretamente na plataforma móvel. Graças a um pouco de magia de inteligência artificial, os usuários poderão adicionar ruídos de fundo e efeitos sonoros, mixar faixas de áudio e experimentar filtros de voz para aprimorar as gravações e criar Soundbites.

Forma curta, clipes de áudio criativos, novos Soundbites permitem capturar piadas, “momentos de inspiração”, poemas e “muitas outras coisas que ainda não imaginamos”, disse Simo. Criadores selecionados ajudarão a testar o Soundbites nos próximos meses antes que ele seja lançado para todos.

“Imagine, o comediante Drew Lynch, compartilhando seus discursos curtos e críticas de comida no ASMR; Lolo Spencer, um defensor da acessibilidade, recitando afirmações diárias e suas citações inspiradoras favoritas; Tobe Nwigwe, um visionário e empresário, compartilhando seus ‘convos com Tobe’ sobre a paternidade e sendo um americano nigeriano de primeira geração”, frisou o blog.

A maioria das pessoas tem dificuldade em ouvir até 30 segundos de áudio, quanto mais uma hora inteira ou mais. Mas, algumas histórias e conversas exigem mais tempo de transmissão – e o Facebook está fornecendo isso. Em breve, as pessoas poderão ouvir e descobrir podcasts diretamente no aplicativo móvel. Encontre novas séries com base em seus interesses, comente episódios e envie recomendações a amigos.

Facebook aposta em aplicativo de áudio

Por que deixar um aplicativo e abrir outro quando você pode simplesmente entrar nas salas de áudio ao vivo nos grupos do Facebook? Com lançamento comercial previsto para este verão, o recurso exclusivo Clubhouse promete algo para todos – da culinária filipina e planos de viagem a groupies de polvo.

“Como parte desse lançamento inicial – e porque sabemos que as comunidades não são construídas apenas em grupos – também levaremos Live Audio Rooms para figuras públicas para que possam hospedar conversas com outras figuras públicas, especialistas e fãs”, explicou Simo.

O objetivo, de acordo com o Facebook, é dar aos usuários um espaço para compartilhar ideias com novos públicos “sem a pressão adicional de estar na frente das câmeras”. As salas de áudio ao vivo também serão lançadas no Messenger “para que você também possa sair facilmente com seus amigos”.

Facebook tenta superar concorrência do Clubhouse ao testar app Soundbites

As legendas serão disponibilizadas em todas as novas experiências de áudio, e a rede social está introduzindo várias oportunidades de monetização para os criadores de áudio. No lançamento, os fãs podem apoiar os usuários do Live Audio Room por meio do Stars ou pagar aos fabricantes de Soundbite por meio do novo Audio Creator Fund do Facebook; modelos adicionais serão adicionados mais tarde.

“Vimos repetidamente quanta energia criativa é liberada quando você constrói ferramentas poderosas de criação e edição, torna-as gratuitas e fáceis de usar e – com as proteções de segurança e privacidade adequadas – as coloca no mundo”, Sima disse. “Ao trazer a magia para novos formatos de áudio, estamos oferecendo às pessoas uma nova maneira de dizer mais do que sempre quiseram dizer, o tempo todo.”

Este anúncio ocorre menos de duas semanas depois que o Facebook lançou seu último experimento, Hotline, oferecendo uma espécie de plataforma Instagram Live-Meet- Clubhouse, onde os criadores podem falar com um público por meio de texto ou áudio – com a opção adicional de vídeo.

Deixe um comentário


Temos uma atendente esperando por você!

Solicite sua diária grátis