Um funcionário tende a passar mais de duas horas por ano no seu local de trabalho, o que equivale a cerca de um quarto de um ano a frente de um computador. Em 2020, o sistema de trabalho passou por uma verdadeira revolução e milhões foram para o home office no Brasil e ao redor do mundo.
A estimativa é que esse tempo cresceu substancialmente, devido a encontros virtuais, seminários, lives, a rotina familiar e as tarefas em casa. No entanto, as condições de trabalho em casa nem sempre se comparam com as oferecidas no local de trabalho.
Isso porque o trabalhador não possui um lugar apropriado, a luz é insuficiente e conta com diferentes preocupações, geradas pela pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, é indispensável que os empreendedores que seguirão com o home office, sistema híbrido ou com um horário flexível considerem neste novo ano.
Afinal, a possibilidade de fazer o serviço integral ou parcial em casa é interessante em função da manutenção da necessidade de distanciamento social e prevenção dos casos de COVID-19. Só que outros fatores da qualidade de vida dos funcionários também demandam atenção.
A legislação nacional até possui exigências para os cuidados de ergonomia em home office, só que, além de atender a essas recomendações, cuidar dessa questão é de vital importância para aumentar a interação, a produção e até impedir afastamentos do trabalho por outros problemas neste período tão caótico.
Melhorando a produtividade no home office
O destaque para a ergonomia mesmo no home office oferece inúmeras vantagens, como crescimento no desempenho profissionalmente, melhoria na satisfação, diminuição na taxa de sobrecarga, engajamento e, consequentemente, elevação na lucrativamente.
Só que o uma companhia pode fazer a distância para ajudar a equipe? Uma opção apreciada por algumas companhias foi a Ginastica Laboral, que causou benefícios para profissionais e seus familiares. Algo ainda mais positivo para o engajamento com a marca, além das vantagens para a qualidade de vida dos funcionários.
Isso porque a ginastica laboral oportuniza a melhorias na concentração, autoconfiança, na qualidade do descanso noturno, redução de dores crônicas, melhorias da postura e no sistema neuromotor, entre outras.
Um estudo elaborado pelo Linkedin apontou que mais de 60% dos colaboradores estão sofrendo mais com ansiedade e estresse com o serviço durante o período de home office. Essas questões influenciam de maneira direta no rendimento dos profissionais.
Com um calendário de vacinação incerto a nível mundial, esses pontos devem ser avaliados por empreendedores de todos os segmentos da economia para que 2021 se tornem realmente o ano da retomada.