O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) está chamando o público para ficar atento ao calendário de cursos e atividades online previsto para junho e julho. A programação, que envolve ações pagas e gratuitas, integra a agenda anual da instituição, que levou para a internet os conteúdos e temáticas que garantem a existência e a resistência do museu ligado a Prefeitura de Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura.
No dia 16 deste mês, às 19 h, ocorre a live “Outro museu só pode existir depois que este acabar”, no Instagram do museu (@mamamrecife). A reunião está ligada a iniciativa Das coisas políticas e as políticas das coisas”, estimulada pela Funcultura e terá participação de Ana Luisa Lima, crítica de arte e coordenadora do projeto, e de Bruno Oliveira, artista visual e educador. A intenção é refletir e discutir as relações entre monumentos e museus. As pessoas poderão conferir o material posteriormente no canal do Youtube do MAMAM.
No mês de julho, o cronograma segue com o curso “Outro museu só pode existir depois que este acabar (museus, monumentos e miradas decoloniais)”, promovido pelo artista visual e educador Bruno Oliveira, para falar sobre perspectivas de museus, obras e instituições de memória a partir da visão decolonial, incentivando o rastreamento de outras formas de produção e pensamentos e de registros e documentação de memorias coletivas.
As reuniões, que compõem a estrutura da iniciativa “Das coisas políticas e das políticas das coisas”, ocorrem nos dias 7, 14, 21 e 28 de julho, das 18h às 21h, através do Google Meet. Qualquer um pode fazer as inscrições de maneira gratuita. É só preencher um cadastro até o dia 17 de junho neste endereço https://forms.gle/di6LKuKpzS3QjwwW7.
Oficina musical no MAMAM
Vale salientar que também começa em 7 de julho a “Oficina aDUBada”, realizada pelo produtor musical e engenheiro de áudio Buguinha Dub, para demonstrar técnicas fáceis de gravação e produção de músicas em estúdio domésticos com poucos recursos a disposição. As atividades estão agendadas para os dias 7 e 8 de julho, das 19h às 21h30, também através do Google Meet.
No decorrer das atividades, os integrantes poderão fazer a gravar e produzir uma canção com recursos analógicos e digitais econômicos. Todavia, essa aula não será gratuita e demanda o investimento de 60 reais na inscrição, até 6 de julho, no link: https://forms.gle/uvt1TEHHBDy2QdEYA.
Entretanto, essa oficina do MAMAM está oferecendo uma bolsa social e outra para pessoas negras e indígenas. Para solicitar a bolsa, é preciso preencher a ficha de inscrição até o dia 25 deste mês.
Programação de oficinas para os meses de junho e julho:
Dia 16 de junho
Live-conversa “Outro museu só pode existir depois que este acabar”
Às 19h
Gratuita
No Instagram do museu (@mamamrecife)
Dias 7 a 28 de julho
Curso “Outro museu só pode existir depois que este acabar (museus, monumentos e miradas de coloniais)”
Das 18h às 21h, através do Google Meet
Nº de vagas: 30
Inscrições gratuitas pelo formulário: https://forms.gle/di6LKuKpzS3QjwwW7
Dias 7 e 8 de julho
Oficina aDUBada
Das 19h às 21h30, através do Google Meet
Valor: R$ 60,00
Inscrições gerais: https://forms.gle/uvt1TEHHBDy2QdEYA
Inscrição bolsa social: https://forms.gle/zsH9TBHcnMEBUHiZ9
Inscrição bolsa autodeclaração para pessoas negras e indígenas: https://forms.gle/uzhjyztZiTg7bpj7A