Em um esforço para reprimir o comportamento inadequado nos jogos, a Riot Games vai começar a gravar os bate-papos de voz dos jogadores durante as sessões de jogos online. Por enquanto, o foco será apenas a gravação de bate-papos de voz por meio do jogo de tiro em primeira pessoa Valorant, anunciou a empresa Tencent.
“Para que possamos tomar medidas contra jogadores que usam comunicações de voz para assediar outras pessoas, usar discurso de ódio ou perturbar sua experiência de outra forma, precisamos saber o que esses jogadores estão dizendo. É por isso que, no futuro, precisaremos analisar os dados de voz”, disse o desenvolvedor do jogo.
No entanto, a empresa precisa primeiro garantir a permissão dos usuários para gravar os dados de voz. Portanto, a Riot Games está lançando uma política de privacidade atualizada no próximo mês que diz que pode gravar, armazenar e monitorar bate-papos de voz em seus serviços. Os jogadores não poderão optar por sair, além de sair do jogo.
O desenvolvedor planeja revisar os comentários de voz gravados seletivamente, no entanto. “Quando um jogador envia uma denúncia por comportamento perturbador ou ofensivo em comunicações de voz, os dados de áudio relevantes são armazenados na região registrada de sua conta e avaliados para ver se nosso acordo de comportamento foi violado. Se uma violação for detectada, nós tomaremos providências”, explicou a Riot Games.
“Depois que os dados forem disponibilizados para o jogador em violação (e não forem mais necessários para análises), os dados serão excluídos, da mesma forma como lidamos atualmente com relatórios de chat baseados em texto”, acrescentou a empresa. “Se nenhuma violação for detectada, ou se nenhum relatório for preenchido em tempo hábil, os dados serão excluídos.”
Riot Games afirma que os dados serão guardados por um período
Sobre por quanto tempo os dados de voz serão armazenados, um porta-voz da Riot Games disse: “Na grande maioria dos casos, só armazenaremos as gravações de voz por um curto período de tempo após o final do jogo, caso algum jogador faça denúncias de comunicações de voz perturbadoras. “
“Se nenhum relatório for recebido, excluiremos permanentemente as gravações. Se um relatório for recebido, manteremos as gravações de voz por um período mais longo; a duração do armazenamento da gravação de voz pode variar com base nos resultados da avaliação e regulamentos regionais, mas não manteremos dados do jogador mais do que o necessário “, acrescentou o porta-voz.
De acordo com a Riot Games, o comportamento perturbador em bate-papos de voz se tornou um “grande ponto de dor” para os jogadores. No entanto, o desenvolvedor também precisa de evidências claras para verificar se as violações ocorreram.
Para jogadores preocupados com a privacidade, a Riot Games diz que será transparente sobre suas práticas de coleta de dados. Ele também não planeja monitorar ativamente os bate-papos de voz em tempo real.
“Sabemos que coletar dados de voz é uma preocupação para muitos de vocês, mas tenham certeza de que nunca enviaríamos nada se não estivéssemos confortáveis em ter nossos próprios dados tratados da mesma maneira”, acrescentou a Riot Games. “E se você preferir não ter seu chat de voz capturado, você pode desligar o chat de voz.”
Medida se limita ao Valorant
Embora a política de privacidade atualizada se aplique a todos os seus títulos, incluindo League of Legends, a Riot Games diz que a gravação de voz e a moderação resultante serão aplicadas apenas ao Valorant. O sistema de gravação de voz ainda está em desenvolvimento, mas a empresa planeja um teste beta na América do Norte antes de um lançamento mais amplo.
“A equipe do Valorant compartilhará mais informações sobre como funcionará antes de começar a coletar dados de voz no beta e também notificará os jogadores no cliente antes do início da coleta”, acrescentou a empresa.