O WhatsApp revelou que não irá limpar contas que não aceitam sua nova política de privacidade.
O serviço de mensagens em janeiro alertou as pessoas que tinham até 8 de fevereiro para concordar com as mudanças planejadas – que lidam principalmente com empresas que usam o WhatsApp para enviar e armazenar mensagens de texto ao consumidor.
A comunicação deficiente em relação exatamente ao que a atualização acarreta levou a uma reação negativa sobre a quantidade de dados pessoais compartilhados com a empresa controladora Facebook.
Mais tarde, o WhatsApp atrasou o lançamento para 15 de maio, dando às pessoas menos de três meses para aceitar os termos ou encontrar uma nova plataforma.
“Ninguém terá suas contas excluídas ou perderá a funcionalidade do WhatsApp em 15 de maio por causa dessa atualização”, de acordo com a página de perguntas frequentes da empresa.
“Nas últimas semanas, exibimos uma notificação no WhatsApp com mais informações sobre a atualização.
Depois de dar a todos tempo para revisar, continuamos a lembrar aqueles que não tiveram a chance de revisar e aceitar”, disse o site. “Após um período de várias semanas, o lembrete que as pessoas recebem eventualmente se tornará persistente”.
Aqueles que recusarem o consentimento enfrentarão funcionalidades limitadas: você ainda poderá atender chamadas e vídeo chamadas e ler ou responder a notificações, mas não poderá acessar sua lista de bate-papo.
“Algumas semanas” depois, você nem conseguirá receber chamadas ou notificações, e o WhatsApp irá parar de enviar mensagens e chamadas para o seu telefone.
Fique de olho em um banner no aplicativo enfatizando a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, que a rede social prometeu que permanecerá em vigor depois que sua política de privacidade atualizada entrar em ação.
O WhatsApp agora requer autenticação biométrica para desktop e acesso à web
Esteja você planejando cortar e executar ou esperar que as coisas acabem e reivindicar os direitos, é provavelmente uma boa ideia exportar seu histórico de bate-papo e baixar um relatório de sua conta antes de ser bloqueado para sempre.
E embora o WhatsApp tenha prometido que não excluirá sua conta se você não aceitar a atualização, lembre-se de que as contas inativas geralmente são eliminadas após 120 dias de inatividade, o que é inevitável se você não cumprir.