O aplicativo de mensagens criptografadas Signal está recebendo uma onda de novos usuários depois que o CEO da Tesla, Elon Musk, disse a seus seguidores no Twitter para usar o serviço.
A enxurrada de inscrições fez com que a Signal atrasasse o envio dos códigos de verificação necessários para ativar novas contas de usuário. No entanto, a organização sem fins lucrativos por trás do aplicativo disse que está extasiada com o aumento da atividade.
Horas antes, Musk tweetou para seus seguidores “Use Signal” em uma aparente tentativa de desencorajar as pessoas de usar o WhatsApp, um aplicativo de mensagens rival do Facebook. O tweet chegou depois que o WhatsApp anunciou uma nova política de privacidade que cobre como o app pode compartilhar dados do usuário com o Facebook.
A prática não é novidade, mas a atualização da política ganhou as manchetes sobre preocupações que os usuários não terão como manter seus dados do WhatsApp separados do Facebook – uma empresa com um histórico notório em privacidade digital.
Entenda a indicação de Elon Musk
Tudo começou quando Musk se intrometeu postando um meme retratando o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, mentindo descaradamente para uma criança sobre os dados que sua empresa pode coletar.
O Facebook diz que, na prática, a nova política de privacidade do WhatsApp não significará nenhuma mudança para os usuários quando se trata de bate-papos com amigos ou familiares. Em vez disso, a atualização é principalmente sobre os dados que as empresas podem armazenar e coletar por meio de bate-papos do WhatsApp com os usuários.
Além disso, se você optou anteriormente por impedir o WhatsApp de compartilhar dados com o Facebook durante uma opção única em 2016, a empresa diz que continuará a honrar sua escolha.
Diferencial do Signal para Facebook
Então, por que Musk está dizendo às pessoas para experimentarem o Signal? É verdade que tanto o WhatsApp quanto o Signal fornecem mensagens criptografadas de ponta a ponta gratuitas. Isso significa que nem mesmo o provedor, como o Facebook, pode ler o conteúdo de suas mensagens – apenas o remetente e o destinatário das mensagens.
No entanto, o Facebook é um negócio focado em minerar dados de pessoas principalmente para fins de segmentação de anúncios. A Signal, por outro lado, é administrada por uma fundação sem fins lucrativos.
E, o grupo chegou ao ponto de recusar financiamento de capital de risco para evitar que o lucro financeiro direcionasse seu foco. O aplicativo também recebeu o endosso do denunciante da NSA, Edward Snowden, e do CEO do Twitter, Jack Dorsey.