Vendas crescem 6% no final de semana da promoção Black Friday

As vendas no comercio de todo o Brasil no final de semana da Black Friday (entre os dias 27 e 29 de novembro) registraram um acréscimo de 6% em comparação com a mesma época do ano passado, de acordo com as informações do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

Vale salientar que também houve um aumento de 0,6% na semana, entre 23 e 27, na avaliação de 25 a 29 de novembro de 2019; conforme matéria da Agência Brasil.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as taxas positivas apontam uma melhora no varejo no segundo semestre do ano, uma tendência que foi mostrada pelo desempenho das vendas no Dia das Crianças.

“A reabertura do comércio e o aumento da massa de renda da população, com a liberação da primeira parcela do décimo terceiro salário, ajudaram a registrar índices positivos pela primeira vez em 2020. A retomada das atividades econômicas se refletiu numa melhora gradual, até termos o dado da Black Friday”, disse Rabi em entrevista a Agencia Brasil.

black friday
Foto: Agencia Brasil

Ainda segundo Rabi, mesmo com o relativo crescimento, esse desempenho foi o pior do triênio, uma influência da situação atual com elevada taxa de desemprenho e diminuição da metade do auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal.

“A situação está melhor do que no início da pandemia, mas é preciso ter cautela e aguardar outros resultados para sinalizarmos uma retomada mais acelerada da economia”, concluiu.

Sobre a Black Friday

A Black Friday é a data que abre a temporada de compras para as festas de final de ano com muitas lojas realizando promoções. Nos Estados Unidos, o evento ocorre tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças, com muitas filas nos estabelecimentos devido aos descontos oferecidos em mercadorias dos mais variados segmentos.

Gradativamente, essa promoção que começou nos Estados Unidos está chegando e se popularizando em muitos países do mundo. Hoje em dia, a Black Friday já corresponde a uma das datas mais relevantes do setor de varejo. No ano passado, o faturamento foi R$ 3,2 bilhões, o que representou 20 vezes mais vendas do que o resto do ano.

Deixe um comentário


Temos uma atendente esperando por você!

Solicite sua diária grátis