Confiança no setor de serviços do Brasil atinge marca máxima desde começo da pandemia

A confiança do segmento de serviço no Brasil voltou a crescer no mês de maio, alcançando o maior nível desde o começo da pandemia em meio a uma melhor avaliação sobre o momento atual, conforme as informações divulgadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Sendo assim, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) cresceu 6,4 pontos neste mês, para uma leitura de 88,1, índico máximo desde o mês de fevereiro do ano passado, quando atingiu a marca de 94,4 pontos.

“A confiança do setor de serviços melhora pelo segundo mês consecutivo recuperando não apenas as perdas de 2021, mas retornando ao maior patamar desde o início da pandemia”, disse Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre, em nota.

Tobler acrescentou: “O resultado favorável no mês se destaca por uma avaliação mais positiva sobre os indicadores que medem a situação no momento, indicando aumento no volume de demanda por serviços após período de restrições mais rígidas entre março e abril”.

Vale salientar que o Índice de Situação Atual (ISA-S), uma taxa da percepção em relação a situação atual do mercado de serviços, cresceu 9,2 pontos, chegando a 84 pontos, o maior nível desde o mês de março do ano passado.

Confiança no setor de serviços do Brasil atinge marca máxima desde começo da pandemia
Foto: Agencia Brasil

Enquanto o Índice de Expectativas (IE-S), que mostra as tendências para os próximos meses, aumentou 3,7 pontos, alcançando o patamar de 92,4, o seu melhor resultado desde outubro de 2020.

Sendo que o segmento de serviços foi um dos mais impactados pela COVID-19, já que diversos locais do território nacional optaram pelo fechamento de empreendimentos e incentivaram as pessoas a ficar dentro de casa de maneira a reduzir o contágio pela doença.

Setor de serviços atravessa momento de otimismo no Brasil

No entanto, conforme o economista da FGV Ibre, agora a perspectiva é de que esse avanço do plano de vacinação nacional para o atendimento de uma parte maior da população “contribua para a continuidade da recuperação no setor”.

Deixe um comentário


Temos uma atendente esperando por você!

Solicite sua diária grátis