Recentemente, Adam Mosseri, chefe do Instagram, postou um vídeo em sua conta do Twitter se desculpando por um caso sucedido na rede social. A questão se refere a um novo “recurso” que esconde a quantidade de curtidas em publicações até mesmo para os seus criadores, que supostamente estava em um período de testes, mas foi liberado de maneira enganada para alguns influenciadores digitais.
Boa parte dos criadores de conteúdo da plataforma que experimentaram a solução se mostraram frustrados, uma vez que a alteração tira uma relevante variante na avaliação de rendimento de suas postagens.
A seriedade da situação cresce ao considerar que a maior parte da renda desses profissionais é oriunda de parcerias e publicações pagas, apoiadas por marcas e companhias, na mídia.
Isso se transforma em um ponto de preocupação, especialmente, pela forma que essas organizações analisam os seus possíveis parceiros comerciais e retornos econômicos, usando métricas de engajamento proporcionado em cada perfil e postagem no Instagram, normalmente medidas por curtidas, comentários e compartilhamentos.
No tuíte, Adam Mosseri frisou que a solução foi implantada de maneira acidental em perfil de usuários só que, de fato, a Instagram está experimentando formas de esconder ou mostrar a quantidade de curtidas nas publicações de acordo com a preferência do criador de conteúdo.
Ainda que tenha sido solucionada rapidamente pela equipe de suporte, a rápida aparição da modificação foi suficiente para provocar alarde e polêmica entre os profissionais. O assunto, todavia, não é novo entre os adeptos da mídia social. No passado, a quantidade de curtidas já tinha sido escondida para os seguidores e outras contas, exceção feita ao autor.
Justificativa para tirar as curtidas do Instagram
A explicação para essa decisão, na ocasião, foi a tentativa de manter uma atmosfera mais saudável, amena e menos acirrada. Embora não se saída prontamente a razão desta nova atualização, é perceptível que o Instagem está lançando novas ferramenta a cada versão.
Nesse contexto, é importante frisar que a alteração na amostragem de curtidas ainda não conta com uma previsão para a sua chegada oficialmente – ou mesmo uma confirmação se será implementada para todos.