A Microsoft está desativando o Internet Explorer (principalmente) em 2022, quando a empresa encerra o suporte para o navegador antigo. Na quarta-feira, a empresa anunciou a data oficial de aposentadoria: “Com o Microsoft Edge capaz de assumir essa responsabilidade e muito mais, o aplicativo de desktop Internet Explorer 11 será aposentado e ficará sem suporte em 15 de junho de 2022, para determinadas versões do Windows 10. “
Nesse ponto, o aplicativo de desktop IE11 será desabilitado e redirecionado para o Microsoft Edge, a empresa adicionou em um FAQ sobre o desligamento. Lançado originalmente em 1995, o muito difamado Internet Explorer há muito tempo é irrelevante no mercado de consumo atual. Atualmente, ele detém míseros 3,8% do espaço do navegador do desktop. O Chrome do Google domina com quase 70% de participação.
Mas, surpreendentemente, a Microsoft continuou a incorporar o Internet Explorer 11 no Windows 10, mesmo com a empresa promovendo fortemente o Edge para os consumidores. Isso ocorre porque muitos softwares ou sites corporativos mais antigos só funcionam com o IE. De acordo com uma pesquisa comissionada pela Microsoft, as empresas usam em média 1.678 aplicativos legados.
No entanto, no ano passado, a Microsoft começou a sinalizar o fim do Internet Explorer ao anunciar que os aplicativos de escritório do Microsoft 365 não seriam mais executados no navegador a partir de agosto de 2021. Para compensar, a empresa está incentivando os usuários que ainda dependem do IE a usar o “modo Internet Explorer” Encontrado no Edge.
Microsoft apresenta substituto do Internet Explorer
“Com o Microsoft Edge, oferecemos um caminho para o futuro da web, respeitando o passado da web”, escreveu a empresa no anúncio de quarta-feira. “A mudança era necessária, mas não queríamos deixar para trás sites e aplicativos confiáveis e ainda em funcionamento.”
Em um vídeo, a Microsoft também disse que 99,7% dos aplicativos são compatíveis com as versões mais recentes de seus produtos. Para aplicativos que não funcionam, Redmond está incentivando as empresas a entrarem em contato com a empresa e prometendo que seus engenheiros resolverão o problema “sem custo adicional”.
Se você precisa do Internet Explorer, a boa notícia é que o Internet Explorer 11 permanecerá disponível para usuários do Windows 10 Long-Term Servicing Channel e por meio dos aplicativos de desktop do Internet Explorer 11 do Servidor. Além disso, a empresa planeja continuar a oferecer suporte ao mecanismo MSHTML Trident por trás do IE11.
Ainda assim, o anúncio da Microsoft continua listando as várias razões pelas quais as organizações devem adotar o Edge em vez do IE para acessar seus aplicativos e sites legados. Um grande motivo é a segurança. “Enquanto o IE 11 empacotava atualizações de segurança mensalmente, o Microsoft Edge pode emitir patches de segurança para vulnerabilidades imediatas em dias, senão horas”, disse a empresa.
Ao mesmo tempo, a Microsoft está tentando empurrar as empresas para longe do Internet Explorer. A empresa observa que o modo no Edge vai durar apenas até pelo menos 2029. “Além disso, a Microsoft avisará com um ano de antecedência antes de aposentar a experiência do modo IE quando chegar a hora”, disse.