Youtube chega aos 16 anos de existência nesta segunda-feira

O Youtube alcança 16 anos de criação nesta segunda-feira, 15. No decorrer deste período, a plataforma sofreu inúmeras alterações e transformou a maneira de consumir vídeos na rede mundial de computadores. A aquisição pelo Google em 2006 foi um dos momentos marcantes, que fez a plataforma se transformar se tornar o segundo maior motor de buscas do mundo.

Desenvolvido em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários do PayPal, a plataforma evoluiu de um local para postar vídeos de amigos para uma ferramenta poderosa de marketing na atualidade.

Trajetória do Youtube nos últimos 16 anos

A primeira grande mudança ocorreu ainda no primeiro ano de existência. O site desistiu do visual totalmente em branco e adotou mais gráficos e abas. A seção “vídeos em destaque” passou a se chamar “Vídeos em destaque de hoje”, indicando mais conteúdo e atualização.

No ano seguinte, a plataforma foi adquirida pelo Google por cerca de US$ 1,65 bilhão. Em 2017, o Youtube passou a exibir o logo da empresa na sua página principal. A partir daí, já ficou possível fazer login com a conta do Google, que jogou a barra de pesquisas para o centro da tela.

A página inicial contou com mais área para os vídeos que estavam sendo exibidos no momento. A disposição dos vídeos em destaque também foi modificação, ocupando menos espaço. Posteriormente, a página não teve tantas mudanças significativas.

No entanto, uma das mais drásticas foi a desistência do ranking dos vídeos por estrela, tirando esse item gráfico da tela. As abas conquistaram um estilo mais moderno e o site ficou bem mais limpo de modo geral.

Primeiros canais de sucesso

A diferença entre os dados dos dias de hoje com os registrados no período da criação do Youtube é gritante. Na metade de 2006, o canal com mais inscritos se chamava LisaNova, que contava com cerca de 1200 inscritos e tinha quase cem mil visualizações. Curiosamente, o canal continua ativo e tem cerca de 500 mil seguidores.

youtube

A plataforma também permitia personalizar a página do canal de maneira muito livre. Os produtos de conteúdo poderiam modificar todo o estilo de cores, abrangendo até o plano de fundo o que tornava cada canal com a cara do seu dono. Anos depois, o Youtube preferiu unificar o seu design e limitar esse personalização.

Provavelmente, a principal dúvida é sobre o primeiro canal da história, não é? Então, o canal pertenceu ao cofundador Jawed Karim, onde foi postado o vídeo “Me at the Zoo” e que recebeu o nome de “Jawed”. Até agora, esse vídeo é o único do canal e já acumula mais de 1,6 milhão de inscrito e cerca de 152 milhões de visualizações.

Deixe um comentário


Temos uma atendente esperando por você!

Solicite sua diária grátis